sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sobre política e corrupção...



Texto Múcio Ataide.

A corrupção é um vírus que parece afetar a todos. Temos uma situação muito complicada hoje no Brasil. É preciso investigar e punir. Fazer uma verdadeira devassa na vida de todos esses nossos pseudo-representantes. Ir a fundo para limpar essa nação de toda essa corrupção. Mas acho que para mudar a política no Brasil é preciso fazer mais que isso. É preciso perceber quem é quem e saber detectar o lobo na pele do cordeiro, para depois não dizer que não sabia.  É pelas ideias que se conhece um candidato. As ideias dão sinais de quais interesses realmente ele defende.
O que as pessoas têm dificuldade de entender na política é a questão da ideologia.
Partidos políticos são partes da sociedade. Eles defendem determinados setores e classes. Vão governar e legislar a favor da classe que defendem.  Alguns defendem a classe trabalhadora outros os detentores dos meios de produção, capitalistas e  banqueiros. E mesmo que os discurso seja parecido em muitas questões, com o objetivo apenas de impressionar, suas atitudes e posições são bem diferentes.
Pense: Qual partido defende o que você defende? Qual está do seu lado no que diz respeito à ideologia e os interesses da sua classe social? Defendem as mesmas ideias que você?  


Corrupção existe em todos os partidos. Na verdade corrupção existe em tudo. Corromper é estragar, desvirtuar manchar denegrir. Cometemos corrupção em muitos momentos de nossa vida. Furar fila é corrupção. Levar para casa algo do trabalho que não lhe pertence mesmo que seja um clips é corrupção. Cometer qualquer ato de deslealdade diante dos outros. Não honrar a palavra e compromissos. Trapacear nos negócios.  Estacionar em local proibido. Não respeitar limites de velocidade. Subornar alguém para obter qualquer benefício. “Etc etc e etc”.   Enfim corrupto é todo aquele que se beneficia de algo que não é seu e que de alguma forma prejudica alguém levando vantagem disso.

   Condenamos os políticos mas esquecemos que somos feitos do mesmo barro e baseando-se no fato de cometermos  pequenos atos de corrupção no dia a dia podemos concluir  que no lugar deles cometeríamos os mesmos atos de corrupção que cometem. Talvez nos falte a mesma oportunidade.  A diferença é a situação e o montante, mas a prática é a mesma.

Não acho que corrupção tenha a ver com partido ou situação, mas sim com o interior podre do ser humano que busca sempre vantagens e benefícios. A vaidade e a ambição que distorcem os ideais e enlameiam tudo.

  É importante investigar a vida dos candidatos e dos partidos, procurar o mais honesto e competente,  mas, a corrupção pode vir de qualquer lugar. A corrupção está no ser humano e em tudo o que ele faz. Corromper como já o disse é macular o sentido verdadeiro de algo. É sujar, destruir o que é bom em benefício próprio.
 Mas, além de pesquisar o candidato no que diz respeito à ficha limpa pense também nas posições deles. O que ele defende? Será que defende o mesmo que eu?  Uma forma de fazer isso é acompanhar as votações nas câmaras e no senado.
Eu sou contra o congelamento por 20 anos em saúde e educação, a reforma trabalhista, a terceirização, reforma da previdência? Quais partido e candidatos votaram  contra e quais votaram a favor?
Se eu sou contra, os que votaram contra estão do meu lado. Se eu sou a favor, os que votaram a favor estão do meu lado.  
Mas muitos apoiam  quem está contra o que eles mesmo pensam  e execram quem apoia suas ideias. Isso é extremamente contraditório.
Politica se dá principalmente no jogo das ideias e nas votações de leis. Isso é fazer política de verdade. E não o jogo do disse me disse e das mil acusações onde todos parecem inocente e todos parecem culpados.
É muito contraditório defender uma determinada posição e apoiar e votar em candidatos e partidos que defendem posições contrárias.  Talvez fosse melhor mudar suas opiniões para se encaixarem nesses partidos que defende.


Noto que as pessoas são vítimas da ideologia  daqueles que querem moldar seus pensamento  porque se negam a fazerem algumas perguntas:

Por que eu falo tão  mal de partidos e candidatos que me defendem e votam as leis a meu favor? E por que  defendo aqueles que votam o contrário. Quem realmente me representa e faz algo por mim?

É observando a vida as atitudes e as posições que sabemos quem é quem de verdade. Pois fazer discursos todos fazem.


Com essa última canetada  temos  uma  grande ceifa de direito trabalhista. Conquistas de muitas e muitos anos foram jogadas por terra.  E o trabalhador terá bem mais dificuldades para defender seus direitos  E outros golpes parecidos virão .  Talvez porque o povo deu ouvidos voto e confiança àqueles que não tinha compromisso nenhum com ele. Compromisso não é promessa política. Compromisso não é  conduta moral, compromisso é comunhão de ideias e interesses. É no mínimo  ingenuidade apoiar e votar naqueles que abertamente defendem interesses contrários aos seus.  E por incrível que pareça o povo continua defendendo aqueles que apoiam tudo isso. E se esse que apoiam essas barbaridades forem eleitos a situação ficará pior.
O povo tem que apoiar aqueles que defendem seus interesses e interesses de sua classe.


Exemplo. Eu gosto de um determinado candidato defendo-o como uma pessoa honesta decente,  empresário bem sucesso. Mas, mesmo sendo tudo isso ele é a favor de reforma trabalhista reforma da previdência, congelamento de saúde e educação e todas esses despropósitos. Se eu o eleger ele vai incrementar tudo isso e vai me prejudicar mesmo sendo honesto competente e tal e tal. É a maneira dele de pensar e ela não está errado tem o direito de pensar como quiser e defender o que quiser. Eu é que tenho que analisar se o que ele defende esta acordo com os meus interesses. Já pensou se o honesto e competente acredita que seria bom subir os impostos?  Aumentar por exemplo o seu imposto de renda? Você então vai pagar mais imposto. Isso não é desonestidade, desonestidade seria roubar dinheiro do imposto. Mas se você eleger alguém que acha que tem que aumentar o imposto você vai sofrer no bolso as consequências . O honesto e competente te ferrou  de forma honesta e competente.

Vamos participar dessa vida política do pais de forma consciente pois isso é o que realmente importa. Pesquisar, conhecer candidatos e todo o seu histórico . Procurar votar e apoiar candidatos e partidos que verdadeiramente defendem os nossos direitos.

Pense nisso.

 Neste site,  um pouco da carreira literária de Múcio Ataide, seguindo o caminho das letras para  brindar a vida e descobrir seus encantos e...