sábado, 20 de maio de 2023

OUTONO, TARDE...

Outono... tarde... tudo cessa em acalanto

Vermelho e amarelo simbiose, sintonia   

Parece que aquilo foi pintado com pinceis de poesia

De fino trato, deslumbrante  manto

 

Traz um lamento de lá bem distante

Aguça o penar, dá noção   de  brevidade

Uma nesga de culpa,  confronta verdades

Algo que parece da existência vir antes

 

 E se tem melodia e dobles de sinos

Então os perdidos de menino

São andorinhas em bando no fim do dia

 

Beleza e tristeza  se abraçam  pelo ar

Uma mágoa perdida, um vagar

Espalham-se nas notas de Ave Marias...   


domingo, 14 de maio de 2023

A HORA

 Ela partiu

E minha alma chora

Fechou os olhos

E foi embora

Deixou um legado

E fez história,

Espalhando  exemplos amor

Pela vida a fora

Missa cumprida

Chegou  a hora

Sem um adeus foi embora

Horizontes sem fim

É o que vê agora

Campos etéreos de deslumbrando flora

Anda por vales risonhos

onde o  esplendor ancora

Refeita tem o semBlante de menina

No jeito  calmo de senhora

Recebendo os divinos prêmios

Emocionada até chora

Sob uma chuva de bênçãos

Que a alma restaura e revigora

Enquanto uma luz resplendente

Sua tez morena cora

Naquela estrela brilhante

É onde hoje ela mora

Deixou saudade que em mim

E também uma ausência sem fim

Que angustia e apavora

Trouxe vida, amor, colo, calor.

Mas enfim, chegou a hora.

Foi luz, brilhou

E foi embora.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

IMENSIDÃO DE BELEZA

 Uma bola branca ou prata

Farol na imensidão

Ela é a imensidão

De beleza... de inspiração.

Não um astro sem graça

Listado como mais um entre os astrônomos

Não para o poeta

Dela  extrai a beleza, a grandiosidade, o encanto.

Lua...

Majestosa senhora da noite, dos céus...

Que ronda e derrama poesia, extrair versos e sons

Serenatas e momentos apaixonados

Guia os viajantes, faz a noite virar dia

Admirada pelos séculos dos séculos...

O Zé “Robô”?

 Um dia desses, meu amigo Zé de sobrenome Fictício esteve conversando comigo lá no meu serviço. Fiquei imaginando... Se eu fosse para a praça central da cidade... e dissesse para uma pessoa apenas:

– O Zé foi até lá onde eu trabalho, aproveitou uma distração minha e pegou um dinheiro lá.  – É mentira, mas o interlocutor não cogitou essa possiblidade. Cidade pequena, em meia hora meu amigo Zé já  é considerado ladrão por todos. É o  poder  do boca a boca.

E então alguem ousa postar a noticia do zé ladrão...

Ao invés de procurar a polícia vou direto a um  promotor Dr. João,  que por coincidência tem o mesmo sobrenome do Zé, e faço a denúncia. Ele pergunta:

– Você viu? Filmou? Tem provas?

– Não, mas eu tenho convicção.

–Então vamos condená-lo.

É assim que acontece. Da cidade pequena vamos para a grande rede WEB. Uma notícia falsa, (nem vou traduzir a frase para o inglês), alguém a recebe, aquilo vem de encontro às suas crenças, ao seu ódio por um determinado grupo, ou se alinha com o mau humor do dia,  não questiona, não pesquisa, acredita, sem provas, nem nada de concreto, repassa e então o  céu é o limite.

E aí vai se formando a rede do ódio, da difamação. Em pouco tempo a mentira vira verdade. Martela a cabeça e vai de aparelho em aparelho, sendo solidificada aos poucos.

O objetivo nunca foi combater a corrupção, sempre foi difamar o grupo adversário, sem escrúpulo e  sem dó. Só destruir a moral e a imagem de quem pensa diferente.

Se  bobear (ou robobear) o  coitadinho do  Zé pode até ser tornar um ladrão de nível internacional. Procurado pela interpol, acusado de crimes contra o patrimônio e contra a organização sindical mundial, etc e tal.   Conhecido como ladrão pelo  mundo inteiro, sem nunca ter roubado um vintém. Salve a rede. Amém. 

E sem essa rede, certos grupos não seriam nada. É a arma deles e precisa ter o porte imediatamente revogado.

Não precisa ter muita inteligência para entender o esquema e como ele é arquitetado. A técnica é antiga. A tal da fofoca. Ao invés do boca a boca agora vai girando pelas redes sem fio mundo a fora, em fotos, vídeos e frases maldosas. Destruindo vidas e causando muito mal. Fofoca moderna, que se espalha sob os risos felizes do algorítmo. Tudo planejado, arquitetado e preciso. Ah a Candinha que o diga, o trem funciona mesmo!  

Precisa ter inteligência e dignidade para questionar e não repassar a mentira que leva a mais mentira e causa destruição.

E quem tem um mínimo de caráter e defende a lisura e a honestidade não repassa e  sabe que isso deve ser severamente combatido. 

Será que o Zé robô?

segunda-feira, 1 de maio de 2023

FELIZ DIA DO TRABALHADOR.

 


Olhe à sua volta e veja que tudo o que existe foi trabalho de alguém.

 Se o que você vê é natureza, foi o trabalho de Deus (para quem crê)  mas a natureza também trabalhou, e  houve todo um processo evolutivo para isso. Ela não parou ela foi se desenvolvendo, trabalhando o tempo todo para lhe apresentar o cenário que você contempla extasiado.   O trabalho é o continuo construir

 Se é algo artificial que você vê à sua volta  é  o trabalho do ser humano.  Na mesa, na cadeira, na cortina, em qualquer artefato existente está impregnado o suor, o dia a dia  e a luta,  de alguém. A luta de quem busca sobreviver e dar-lhe um pouco de conforto.  Tem sofrimento escondido em cada objeto que você vê.  

De um ponto a outro de qualquer processo evolutivo está o labor. Nada se faz sem ele, estamos sempre trabalhando. Qualquer invento foi moldado assim. Esse computador onde escrevo o texto, o celular que você tem nas mãos onde está lendo o que eu escrevo foi trabalho de alguém. A roupa que você usa, seu veículo, seu conforto, as coisas que você gosta tudo, absolutamente  tudo.... Nada existe sem ele.  Ele nos dá  o conforto, a redução do esforço. O chegar mais rápido, o bem estar...  Perceba então o poder e a força que tem  o trabalho e aquele que trabalha, constrói, molda e transforma as coisas para melhor .

 O trabalho criou tudo o que existe.

Pena que o trabalho não seja valorizado como deveria, bem remunerado como deveria. É o instrumento de exploração,  injustiças e de acumulação desenfreada de riquezas nas mãos de poucos. Muitos trabalham, poucos ganham de verdade. Quem faz não desfruta do que produz.  Pena que alguns grupos queiram voltar a um padrão escravocrata com  reformas trabalhistas ou coisas do tipo para tirar direito e desvalorizar o suor de quem trabalha.

Feliz dia para todos nós trabalhadores. Que o futuro seja melhor para nós que verdadeiramente construímos a realidade desse planeta com o labor de nossas mãos, o pingar do nosso suor e a incessante atividade de nossas mentes.

 Neste site,  um pouco da carreira literária de Múcio Ataide, seguindo o caminho das letras para  brindar a vida e descobrir seus encantos e...