Muito triste essa historia do homem espancado no Carrefour. O homem pedindo socorro sufocado e ninguém fez nada. Ficaram apenas filmando e assistindo o homem morrer.
Vejo pessoas tentando justificar dizendo que o rapaz era encrenqueiro ou coisa assim, mas nada justifica a violência. E quanto ela vem de uma autoridade, alguém incumbido de combatê-la como era o caso dos seguranças e entre eles, pasmem, um policial, a coisa fica ainda mais grave.
Levantou-se a questão sobre o racismo, o que é uma questão controversa, afinal de contas como saber a intenção das pessoas? Como ter a certeza de que por trás da agressão dos seguranças estava o racismo. Ele mora dentro das pessoas e pode-se ver no olhar, nos gestos, esta internalizado , embora muitos neguem sua existência. Mas essa negação é muito suspeita, talvez seja ela a forma de culpabilizar sempre o lado mais fraco. Eu não posso afirmar se houve racismo ou não. Não existe uma comprovação, algo externo, alguma fala, alguma coisa mais concreta que denote isso. Mas eu sei pensar e posso fazer cogitações. Se fosse um branco será que seria tratado daquela forma? Se fosse um branco as pessoas em voltas ficariam tão passivas? Se o homem andasse pela loja com roupas de marcas seria agredido? Se estivesse de terno e gravata seria tratado daquela forma? Nada posso afirmar, mas juntando as peças acredito na possibilidade de preconceito racial e social .
De qualquer forma é lamentável que em 2020 tenhamos que assistir uma cena tão desumana, vinda não de criminosos, mas sim de quem deveria cuidar e proteger.
Reclamou da loja, do sistema, não concordou com algo então merece apanhar e morrer. Porque se você discorda do sistema é assim que é tratado.
Talvez, isso venha da máxima do bandido bom é bandido morto, dessa onda de intolerância que tomou contas das pessoas de uns tempos para cá. Quem não se encaixa é bandido. Quem não tem determinado perfil é bandido A intolerância e o preconceito foram injetados na sociedade de forma devastadora a partir dessa onda conservadora que surgiu de uns tempos para cá, causando a regressão do nosso senso democrático que começava a dar os primeiros passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário